Entrevista #1


Hoje começa uma nova sessão no blog, as Entrevistas. Já tinha comentado que elas ocorreriam.
Minha Primeira entrevistada, sim uma autora, é a Eliana Portella. Quem me acompanha pelo twitter sabe que sempre conversamos, é uma das autores que tenho mais acesso, e sempre está disposta a colaborar com o blog, então não poderia ser diferente...ela teria que ser a Primeira.
Eu adoro-a, ela já até me ligou...rsrsrs... me senti esse dia...rsrsrs!!! e quando mandei para ela as perguntas ela me respondeu rapidamente e ei-las aqui...
Conheçam-na um pouquinho mais.




SnL) Conte um pouco sobre você.
E.P.: Desde a infância recebi maravilhosa influência do meu pai, um leitor de primeira que até hoje se interessa por quase todos os assuntos. Minha minha mãe me ensinou a ler aos cinco aninhos, e meu pai imediatamente passou a me comprar gibis da turma da Mônica. Aos sete ganhei uma coleção do Walt Disney, em seguida Monteiro Lobato. Aos dez lí meu primeiro romance "Capitães da areia", o que me custou uma tremenda bronca da professora. Quatro anos depois era sócia do Círculo do Livro, no colegial tive um professor fantástico de literatura. O estrago estava feito...rs Formação? Letras, off course!!

SnL) O que o levou a escrever.
E.P.: Escrever sempre foi uma facilidade, uma habilidade para a qual eu não precisava me esforçar. Bastava ter uma idéia e as palavras vinham e logo as idéias estavam formadas. Minha primeira "composição" foi sobre um livro de férias, que a professora deixou de livre escolha. "Capitães da areia", lembram? Pois é, apesar da bronca a composição rodou a escola inteira e foi exposta em todas as salas de aula. Fui para a faculdade com o sonho de ser redatora em uma revista feminina. Mas quando me formei já era secretária executiva e o sonho foi pra gaveta, literalmente!

SnL)É possível um autor nacional viver somente de sua literatura.
E.P.: Com certeza, mas ainda não atingi este patamar. O Brasil consome muita literatura estrangeira, as grandes editoras ganham rios de dinheiro com tradução: Harry Potter, O código da Vinci, Crepúsculo... Mas o que é arte não tem pátria, então não me excluo dos consumidores deste mercado. Por outro lado temos muitos escritores vivendo de sua arte. Paulo Coelho é um belo exemplo.


SnL)Qual ou quais livros você escreveu em que você está mais presente.
E.P.: Mais presente eu não sei, mergulhei no amor de Lucas e Sophia em "Quando o Amor Acontece". "Terra do Sol" ainda está em "crescimento" por isso não consigo dizer o que sentirei depois de pronto, agora "Maria" me arrebatou de tal forma que eu sofri tanto quanto os personagens, parecia que eu estava contando uma história verdadeira...rs

SnL)Qual dos seus personagens você mais gosta.
E.P.: No meu romance "Quando o Amor Acontece", a personagem principal é Sophia, mas o Lucas roubou todo meu afeto. Ele é exatamente o que eu admiro num ser humano; determinado, apaixonado e não tem medo de demonstrar seus sentimentos. Já no "Maria" eu me identifico muito com a Fernanda, apesar de meu coração palpitar pelo Luiz Augusto.

SnL)Qual gênero literário você mais aprecia?
E.P.:Drama. Pode parecer louco, mas sofrer é bom demais, na literatura é claro...rs

SnL)Diga-nos qual seu autor favorito.
E.P.: Difícil hein? Vamos dizer que Machado marcou toda a minha adolescência com um único romance "Dom Casmurro", uma obra de gênio. Na faculdade fiquei fascinada por Shakespeare e Pessoa. Mas hoje eu me encontrei com Stephenie Meyer, sua maneira de escrever é envolvente demais, viciante eu diria. Por outro lado não deixo de indicar Stieg Larsson e Isabel Allende. Mas veja bem, não falo das obras em si, mas da arte de escrever.

SnL)Que mensagem você espera passar ao escrever um livro.
E.P.: Que a leitura só nos traz benefícios, um livro é um passaporte para um universo mágico. A leitura de um bom livro nos proporciona sonhar acordados. E é assim que eu me entrego quando estou escrevendo, acreditando que o meu trabalho irá proporcionar prazer, entretenimento e o que é melhor o gosto pela leitura. Que o meu livro não seja o melhor, mas que ele desperte essa paixão. Uma das minhas leitoras me confessou que meu livro foi o primeiro que ela leu aos 57 anos e que desde então não conseguiu mais parar... Foi difícil não chorar na frente dela, como estou fazendo agora...rs

Bem, é isso pessoal...
Eu adorei entrevistá-la.
Obrigada Eliana, por sempre estar á disposição dessa blogueira que te perturba ...rsrsrs...
Espero que gostem.
Bjos!!!

8 comentários :

  1. Ótima entrevista!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    E obrigado pelos selinhos, eu já respondi lá no meu blog.^^

    ResponderExcluir
  3. Aaah amei a entrevista.
    Principalmente na última pergunta
    quando ela responde "A leitura de um bom livro nos proporciona sonhar acordados".

    Ameeeeeei *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!
    Obrigada por sempre está no blog.
    Adorei a entrevista. Foi otimo conhecer um pouco mais da Eliana.
    Os autores nacionais se superam cada vez mais.

    Beijinhos,

    Lilia Reis
    Leituras & Fofuras

    ResponderExcluir
  5. Ah, adorei a entrevista! E parabéns pela primeira, em breve no My Everything vou fazer a primeira! Beijocas :*

    http://myevery-thing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah! Adorei essa entrevista!!!
    Deiare... não conhecia a autora e gostei muito do que li!!!
    Bacana!!!

    bjusss

    ResponderExcluir
  7. Que delícia esse montão de comentários!!! Adooro!!! Não sei se eu também poderia comentar, mas não aguento ficar sem agradecer... Mil beijos

    ResponderExcluir
  8. Sou suspeitíssima pra falar, mas quem ainda não leu, leia "Quando o amor acontece". Gente... assim, sem comentários... rsrsrss! Ansiosa esperando "Maria".

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.