Histórias de Horror - O Mito de Cthulhu - Howard Phillips Lovercraft

Olá pessoal!!!
A resenha de hoje é do livro Histórias de Horror - O Mito de Cthulhu - Howard Phillips Lovercraft, que recebi da parceria com a Martin Claret.
Para variar, faz um tempo que li e resenhei, mas devido aos meus contratempos não havia postado. Mas enfim, confiram...



Edição: 1
Editora: Martin Claret
ISBN: 9788572328227
Ano: 2011
Páginas: 196
Tradutor: Lenita Rimoli Esteves



Como citei acima, pedi e recebi o livro da parceria com a editora Martin Claret. O livro é composto por contos do Howard Phillip Lovercraft sobre um mesmo mito: Cthulhu.
São quatro contos todos assustadores. Devo confessar porém, que o primeiro atrasou bastante minha leitura, pois o achei muito "científico" (por falta de uma palavra melhor) e entediante no começo do conto, mas lá para o final, gostei muito e entendi o porque de toda a explicação em O Chamado de Cthulhu.
O segundo conto: O Horror de Dunwich é um conto rápido, mas marcante. Como no prefácio do livro diz:  Lovecraft é minucioso na criação de suas personagens, tornando suas histórias ricas no clima de medo e terror. E, não há como você ficar alheio a tudo a que ele descreve. Neste conto coisas estranhas acontecem em Dunwich, mas ninguém parece se preocupar o suficiente, até que um cientista é "acionado".
" O Homem governa agora onde Eles já governaram; Eles logo deverão governar onde o homem governa agora. Depois do verão vem o inverno, depois do inverno vem o verão. Eles aguardam, pacientes e poderosos, pois Eles irão governar aqui mais uma vez" pg. 71
O terceiro, maior e melhor dos contos, na minha opinião. Sussurros na Escuridão. Dois estudiosos acabam se correspondendo devido a algumas divergências que acabam aproximando-os sobre estranhos corpos que apareceram em alguns "trechos" do país, após uma enchente.
Num primeiro momento vão discutindo aprovável hipótese que Henry Arkeley coloca e Alberty, chega inclusive, a duvidar da capacidade intelectual de Henry. Mas, Henry, tem algumas "provas" e é com base nelas que toda a história transcorre...Nos surpreendendo e aterrorizando.
"Oxalá eu tivesse deixado o lugar em silêncio antes de permitir que a luz pousasse mais uma vez na poltrona vazia. No final das contas, não saí em silêncio, mas sim com um grito abafado que deve ter perturbado, embora não tenha acordado, a sentinela dormente do outro lado do corredor..."pg. 168
O último e menor dos contos é O Assombrador das trevas, que é mais "light", mas nem por isso menos intrigante. Aborda de uma nova maneira o mito de Chutlhu.
Super recomendo!

Sinopse:
Seres de outras dimensões que no passado reinaram sobre o nosso planeta estão à espreita para reconquistá-lo! Poucos sabem disso. Artistas, pintores e escritores - almas sensíveis - vislumbram sua existência em sonhos ou em acessos de delírio. Grupos primitivos , por estranhas razões, os cultuam. E apenas alguns poucos homens, verdadeiros heróis eruditos, buscam pistas sobre essas criaturas e as estudam. São os únicos que podem nos proteger. Numa mistura de horror e ficção científica, esse é o enredo da maior parte da produção de Howard Phillips Lovercraft, escritor norte-americano responsável pela criação do mito de Cthulhu, criatura até hoje cultuada por seitas diversas. Os contos de Lovercraft e suas criaturas tiveram tal repercussão que chegaram a influenciar bandas de rock, como Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath. Neste livro, reunimos alguns de seus contos mais importantes: O chamado de Cthulhu, O horror de Dunwich, Sussuros na escuridão e O assombrador das trevas.
Fica a dica.
Bjos!!!

7 comentários :

  1. H P Lovecraft escreve MUITO BEM, mas se tem uma leitura empacada da estante é o livro dele =x
    A história é ótima, bem escrita e tal, mas sei lá, empaquei (assim como Drácula =x)

    Enfim, curti a resenha esse livro eu não tenho, tenho o A Múmia e outros contos ... hehee
    ;D

    ResponderExcluir
  2. São contos densos mesmo... de leitura mais parada... e eu esperava algo menos científico e mais assutador >< heheh mesmo assim adorei conhecer um pouco mais desse mito tão falado no meio nerd =)

    Beijos, Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanie,
      confesso que também esperava um pouco mais. Porém foi minha primeira leitura dele...Então, valeu a pena.
      Bjos!!!

      Excluir
  3. Se não fosse de horror eu leria. Morro de medo! hahaha
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia, relamente é um pouco assustador, mas não muito...vale a pena ler.
      Bjos!!!

      Excluir
  4. Vou ler agoro o Camado de Cthulhu. Nunca tinha visto essa reunião dos conto de Cthulhu.
    Valew a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tauan,
      O primeiro conto é o mais chatinho, na minha opinião, mas vale muito a pena ler o livro.
      Bjos!!!

      Excluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.